PROJETO DE FUNDAÇÃO

PROJETO DE FUNDAÇÃO

O Projeto de Fundação trata da concepção, dimensionamento e representação da fundação, estrutura que serve de base para a edificação e é responsável por transmitir as cargas da superestrutura para o solo.
O projeto faz parte do conjunto de projetos essenciais para construção, pois sua ausência pode causar problemas com alto custo de manutenção. O Projeto de Fundação está intimamente ligado ao Projeto Estrutural, pois nele são definidas as posições e as cargas que serão aplicadas na fundação.

Antes do desenvolvimento do Projeto de Fundação, é necessário que seja feito previamente o Estudo do Solo, pois somente assim será possível dimensionar os elementos e garantir que o solo irá suportar as cargas da edificação; além de saber com exatidão as cotas finais de projeto, sendo de extrema importância para a execução da obra.

Segurança
Em épocas de chuvas é muito comum ouvir notícias sobre deslizamentos de terra e mortes em decorrência desses acidentes, que poderiam ser evitados se houvesse a preocupação de analisar o solo que receberá a construção e seus arredores.
É necessário entender que um projeto de engenharia vai muito além de “deixar a edificação em pé”, pois qualquer pessoa com experiência tem capacidade de construir uma casa.
O objetivo dos projetos é o mesmo, porém sempre buscando a melhor solução possível, sem abrir mão da economia, segurança e funcionalidade. A possibilidade de acidentes é um dos fatores analisados na concepção do projeto e pode salvar vidas.

Economia
Investir em planejamento significa economizar na obra e evitar o surgimento de patologias construtivas.  Com a elaboração do Projeto de Fundação é possível saber exatamente quanto material será necessário, quanta terra deverá ser movimentada, evita o superdimensionamento dos elementos e é possível prever o gasto com mão de obra.

Solicitar Orçamento


Site Seguro